quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Exposição da acadêmica Nequitz da ARTPOP - Academia de artes de cabo Frio

Exposição da Acadêmica Nequitz - Música a magia da dança no teatro municipal de Cabo Frio



O Teatro Municipal de Cabo Frio - Inah de Azevedo Mureb, tem a honra de convidá-los para a abertura da Exposição Individual “Música – A Magia da Dança”, da Artista Plástica “Nequitz”, no próximo sábado, dia 14/01, às 11h30min, quando será oferecido um delicioso Brunch.
Nascida na cidade de Juiz de Fora a talentosa Artista Plástica Nequitz reside na cidade do Rio de Janeiro desde 1968. Em sua carreira artistica fez curso da História da Arte e de pintura com renomados professores.  A artista desenvolve uma linha de trabalho contemporânea onde mescla o figurativo e o moderno. Mas foi no impressionismo que desenvolveu sua expressão própria, por meio de uma estética apurada e requintada técnica. Possui em sua coleção 19 medalhas de ouro, 8 medalhas de prata e 10 medalhas de bronze dos mais diversos e consagrados salões de artes plásticas, além das inúmeras laureas, comendas e troféus. Destacamos, dentre suas inúmeras conquistas o quinto lugar na Bienal de Roma em 2008. Nequitz expos em consagrados espaços culturais por vários estados do Brasil já levou sua arte para os seguintes paises: EUA, Lisboa, Paris, Roma, Viena, Suécia e Dubai. É membro de diversas academias de Letras e Artes, como por exemplo, a Societé Académique et D'education et D' Encouragement Arts, Sciences et Lettres – Paris – France. É também acadêmica correspondente da ARTPOP - Acadêmia de Artes de Cabo Frio. É citada em diversos anuarios, catálogos e livros de artes.
  
Segue algumas críticas sobre a exposição “Música - A Magia da Dança”
“Numa temática única, Nequitz visualiza múltiplos ritmos. Inspirada no ritmo de todas as músicas, num venturoso labor cromático, fixa a harmonia que esplende de cada movimento.
Em seus pincéis, a magia de uma sensibilidade, convertida em cores, donde exala a poesia.
Assim, traços e cores, como numa leveza coreográfica parecem esvoaçar-se na destreza dos pinceis.
E, com maestria, deixa aflorar a sequência de estilos, na diversidade rítmica, envolta na exuberância das cores.
Desde a energia sonora do jaz, ao genuíno folclore ou, nos sutis meneios do ballet ou, ainda, no passo unido ao aconchego do olhar, na tradição vienense, Nequitz retrata um movimento que esbanja a ternura de todas as nuanças.”
Creusa Cavalcanti França
Escritora e poeta
Vice Presidente da Academia Juizforana de Letras
“Energia, movimento e cor! A magia da música e da dança. Nesta sua nova série, Nequitz nos transmite toda a alegria e liberdade que nos proporciona o mundo musical. Por que o povo dança? Dança para comemorar, para se comunicar, para festejar, para seduzir, para homenagear. A música e a dança são tão antigas quanto a própria existência humana no planeta. Esta forma de se comunicar revela um dos lados mais poéticos da humanidade.
O movimento é essencial ao corpo para que ele se mantenha equilibrado. Expressar isso com pinceladas, de forma poética e ao mesmo tempo artística e contemporânea requer experiência, pesquisa e dedicação. Nequitz nos oferece tudo isso em sua obra. Suas figuras emergem vivas dentro das notas musicais, traços rápidos sugerem movimento, emoção e satisfação. Assim a artista expõe sua alma alegre e espontânea, nesta mostra impar, nos transportando para um mundo de sonhos e lembranças. Passado e presente unidos sob uma única condição. Dance e seja Feliz!”
Vagner Aniceto 
Artista Plástico e Curador
Exposição “Música – A Magia da Dança”
Convite em anexo
De 15/01 a 15/02
Teatro Municipal de Cabo Frio - Inah de Azevedo Mureb
Rua Anibal Amador do Vale, s/n – Cabo Frio
Maiores Informações: (22) 8131-3349
Curadoria: Dyandreia Portugal
Conheça um pouco mais da Artista no seu site pessoal www.nequitz.com ou entre em contato direto com seu atelier: Atelier Baluarte: (21)24296470/24918696

domingo, 9 de janeiro de 2011


1º concurso "Messody Ramiro Benoliel " de sonetos

Caros confrades, vamos participar do concurso promovido por nosso confrade o conde Thyago de Menezes,presidente da Falasp,  que leva o nome da nossa confreira a presidente da academia brasileira de trovas Messody Ramiro Beloniel.










CONCURSO “MESSODY RAMIRO BENOLIEL” DE SONETOS
A “Academia Itapirense de Letras e Artes – AILA” e o PEN Clube de Itapira promovem o I CONCURSO “MESSODY RAMIRO BENOLIEL” DE SONETOS, em nível nacional, com o objetivo de incentivar e divulgar a produção literária, e, principalmente, despertar o gosto pela linguagem escrita, em verso, homenageando sua acadêmica decana tambémPresidente-fundadora da SOLIS – Sociedade Literária do Soneto, de acordo com o seguinte:
REGULAMENTO:
1.       O tema é de livre escolha, podendo cada concorrente inscrever até 2 (dois) trabalhos inéditos, separadamente, datilografados ou digitados, em 3 (três) vias e em espaço 2 (dois), vedada a participação dos membros efetivos titulares da AILA/SP.
2.       Com os trabalhos deverá seguir um envelope menor lacrado, constando, em sua parte externa, o título da obra e o pseudônimo; e, na parte interna, uma ficha de inscrição do autor, contendo: nome completo, pseudônimo, título da obra, endereço (com CEP), número de documento de identidade, data do nascimento, telefone para contato (com DDD) e e-mail (se houver).
3.       A remessa dos trabalhos, sem qualquer identificação, deverá ser feita para: Conde Thiago de Menezes – Presidência da “Academia Itapirense de Letras e Artes – AILA” - I CONCURSO “MESSODY RAMIRO BENOLIEL” DE SONETOS – Avenida Jacareí, 400 – Apto. 24 (Bairro Santa Fé) – Itapira, SP - CEP 13.974-901, valendo o carimbo postal como data de inscrição.
4.       O prazo de entrega terminará no dia 04 de abril, correspondendo à inscrição a simples remessa ou entrega dos trabalhos, ficando implícita a concordância dos candidatos às disposições deste Regulamento, sendo os casos omissos resolvidos pela Diretoria da AILA/SP, cujas decisões serão irrecorríveis.
5.       Os sonetos serão julgados por uma Comissão constituída por Membros Efetivos da Academia ou intelectuais por ela indicados, desde que não tenham participado do Concurso, não havendo, em nenhuma hipótese, devolução dos trabalhos remetidos, reservando-se a Academia o direito de não conceder as premiações anunciadas, caso não sejam os sonetos examinados merecedores de tais distinções.
6.       Havendo 2 (dois) trabalhos do mesmo candidato, se ambos forem classificados, só será considerado o que obtiver a maior nota.
7.       Na classificação geral, se houver empate, prevalecerá o trabalho do concorrente mais idoso.
8.       Os 3 (três) melhores concorrentes receberão Diplomas e Premiações, em sessão solene da Academia, em dia, horário e local a serem definidos, sendo os vencedores avisados com antecedência, podendo a AILA/SP publicar os melhores trabalhos, com a citação do nome do autor.
Itapira, SP, 04 de Janeiro de 2011.
Conde Thiago de Menezes
Presidente da “Academia Itapirense de Letras e Artes – AILA”, integrante da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário